Sou Pe. Paulo Roberto de Alcântra. Nasci em Cristalina- GO aos 19/10/1977. Eu sou o quinto de sete irmãos (quatro homens e três mulheres). ...
Sou Pe. Paulo Roberto de Alcântra. Nasci em Cristalina- GO aos 19/10/1977. Eu sou o quinto de sete irmãos (quatro homens e três mulheres). Minha infância foi marcada por um contexto familiar de muita simplicidade e restrições financeiras não nos faltando a graça de Deus
Não fui criado em Cristalina, sai de lá por volta dos quatro anos em direção a Luziânia onde minha mãe reside atualmente. Aqui se deu minha experiência religiosa com a realização dos sacramentos de iniciação cristã, início e conclusão dos estudos, socialização e exercício da profissão. Lembro-me de quando eu tinha de oito para nove anos, inspirado pela minha professora, veio o forte desejo de ser professor. A força deste sonho me fez prosseguir nos estudos, cursar magistério e depois Pedagogia. Prestei concurso pelo município de Luziânia, chegando a atuar por dez anos em sala de aula e três anos de licença por interesse particular.
Crescendo, desenvolvendo os estudos, no tempo oportuno, comecei a preparação para catequese eucarística e a participação nas missas dominicais. O jeito simples de falar de Deus da minha catequista, as orações pessoais, as Santas Missas foi me levando a um crescimento na fé e na amizade com Deus.
Sabiamente a Igreja afirma que a Crisma é o sacramento da maturidade cristã. Já era adolescente quando iniciei esse sacramento que me proporcionou uma rica experiência com Deus. Dava-se aí a maturidade na vida espiritual, a hora de testemunhar com a vida a alegria do encontro com o Senhor. De modo providencial Deus me colocou na experiência de comunidade, para assim poder de modo concreto dar testemunho de fé como catequista, pastoral litúrgica e outras funções na Comunidade São Caetano, Paróquia Santa Teresinha –Luziânia- GO. Quanta riqueza essas pastorais me ofereceram! Minha fé foi aumentando e fortalecendo-se.
A conquista do espaço no meio social pelo desejo de ser professor e também a busca de minha identidade religiosa em Deus foi acontecendo de modo simultâneo. Digo que na dimensão social conquistei o meu sonho de ser educador. Senti-me realizado profissionalmente. Mas, mal sabia eu do grande plano de Deus para minha vida. O exercício do magistério foi para mim um caminho de discipulado. O ato de lecionar foi uma forma de aprender a fazer a vontade de Deus e não um simples exercício de uma profissão.
De modo muito concreto, comecei a entender que o Senhor queria algo mais de mim. Os fatos e os acontecimentos indicavam para o chamado de Deus. Ele estava me chamando no ordinário da vida. Daí veio o desejo de descobrir sua vontade para minha vida. Era preciso ouvir e dar uma resposta de fé ao chamado de Deus. Criei coragem, e decidi dar uma resposta generosa. Daí minha entrada no seminário após minhas conquistas pessoais e experiências religiosas em comunidade. Este desejo nasceu de um coração grato por tudo que Ele tinha me dado.
No dia 28 de janeiro de 2008, ingressei no seminário, para discernir melhor a vontade de Deus. Quantas novidades…! Era um recomeçar a vida com um processo de adaptação ao ambiente e abertura a pedagogia de formação que contempla as dimensões humana, espiritual, acadêmica, comunitária e pastoral. A vida no seminário me ofereceu um autoconhecimento mais profundo, a filosofia me levou uma maturidade humana e a teologia a um sólido conhecimento espiritual para a vivência profunda da vida cristã rumo a santidade.
Concluo dizendo que o tempo de seminário tem suas exigências próprias, mas são de grande importância para a formação de um bom sacerdote. Partilhando aqui a riqueza da vocação, penso poder ajudar você também ouvir e responder o chamado do Senhor. Hoje, já ordenado sacerdote depois de oito anos de formação, digo que sou muito grato ao bom Deus por tudo que realizou em minha vida. Estou muito feliz por este dom do ministério sacerdotal. Entreguei minha vida ao Senhor, agora quero doá-la cada dia para a salvação do povo de Deus com solicitude e fidelidade. Isto se dará neste início de ministério ordenado, sendo formador no Seminário de Filosofia na Cúria Diocesana e também como Vigário paroquial da Paróquia Nossa Senhora da Evangelização- Luziânia- GO. Que Deus me ajude a fazer sempre sua vontade e abençoe a todos!
Nenhum comentário