Page Nav

HIDE

Grid

GRID_STYLE

Pages

José Humberto Pires celebra 70 anos de vida e dedicação ao serviço público e ao setor produtivo do DF

Nesta quarta-feira, 26 de junho de 2026, o Distrito Federal celebra os 70 anos de um dos nomes mais respeitados da política e do empresariad...

Nesta quarta-feira, 26 de junho de 2026, o Distrito Federal celebra os 70 anos de um dos nomes mais respeitados da política e do empresariado local: o secretário de Governo José Humberto Pires de Araújo. A data marca não apenas o aniversário de um líder público, mas também de um cidadão com trajetória exemplar no setor privado, no associativismo e na gestão pública

Zé Humberto com a família na igreja.

Formado em Administração de Empresas pela Universidade Católica de Brasília (UCB), com especialização em Marketing e Recursos Humanos, José Humberto iniciou sua caminhada profissional no segmento supermercadista, onde rapidamente se destacou. De 1981 a 1983, foi secretário da Associação de Supermercados de Brasília (Asbra), tornando-se presidente da entidade entre 1984 e 1988. Já em âmbito nacional, presidiu a Associação Brasileira de Supermercados (Abras) em dois mandatos consecutivos (1999/2000 e 2001/2002), onde hoje atua como vice-presidente do Conselho Consultivo.

Zé Humberto com os netos recebendo uma medalha.

Com um perfil agregador e visão estratégica, também desempenhou papéis de destaque na Associação Latino Americana de Supermercados (ALAS), na EAN Brasil e na Câmara de Comércio Brasil-Líbano/DF. Além disso, é membro do LIDE – Grupo de Líderes Empresariais, e atualmente ocupa a vice-presidência de relações governamentais da GS1 Brasil – Associação Brasileira de Automação.

Sua trajetória não se limita ao setor empresarial. Desde 1976, José Humberto mantém forte atuação social e esportiva, tendo sido vice-presidente da Associação dos Portadores de Deficiência Lábios-Palatais de Brasília, e membro dos conselhos de Desenvolvimento Social e de Segurança Alimentar e Nutricional do DF.

Zé Humberto servindo as pessoas no Nosso Natal do Rorizão.

Na vida pública, após convite do ex-governador Joaquim Roriz, assumiu a Administração Regional de Taguatinga e, posteriormente, foi nomeado Secretário de Governo durante o governo de José Roberto Arruda. Desde junho de 2019, comanda novamente a Secretaria de Estado de Governo do DF, função estratégica no relacionamento entre o Executivo e a sociedade civil.

Nesta data especial, José Humberto foi homenageado por milhares de mensagens enviadas por empresários, lideranças comunitárias, servidores públicos e políticos de todas as esferas. A sensibilidade no trato com as pessoas e o espírito conciliador renderam a ele o respeito e a admiração de diferentes segmentos sociais e institucionais.

"Grande parte do que o nosso governo tem conseguido entregar à população do Distrito Federal tem a marca do trabalho incansável do secretário José Humberto. Ele é um articulador experiente, que une competência técnica com sensibilidade política. Hoje, ao completar 70 anos, segue com a disposição e a energia de quem tem 40. Parabéns, meu amigo, por essa história de vida dedicada ao DF!", declarou o governador Ibaneis Rocha.

Zé Humberto na filiação no MDB.

As homenagens se multiplicaram também entre as entidades de classe. A Fecomércio-DF, por meio de seu presidente José Aparecido Freire, expressou sua admiração: "Feliz aniversário, José Humberto! Amigo de longa data e parceiro em tantos caminhos. Desejo a você um novo ciclo com saúde, boas surpresas e realizações. Seguimos juntos na vida e no trabalho. Abraço fraterno", declarou Aparecido.

A ASBRA (Associação Brasileira de Supermercados) também celebrou a data com uma homenagem especial: "Hoje é o dia de celebrar sua vida! E a ASBRA te parabeniza por este dia especial. Que este aniversário seja apenas o começo de um ano repleto de conquistas, felicidade e momentos inesquecíveis. Feliz Aniversário, José Humberto!"

Já o CODESE-DF (Conselho de Desenvolvimento Econômico, Sustentável e Estratégico do Distrito Federal) destacou: "Que a sabedoria com que conduz o diálogo entre governo e sociedade continue sendo luz para o futuro do DF. Parabéns pelo seu dia, José Humberto!"

"Receber tanto carinho me emociona e me renova. Agradeço a cada mensagem, cada abraço, cada lembrança. Que Deus siga abençoando nossa caminhada, sempre com humildade, diálogo e compromisso com o bem comum", declarou o secretário José Humberto Pires.

Zé Humberto é apaixonado pelo futebol e pelo Gama.

Para celebrar a data, será realizada uma Missa em Ação de Graças nesta quarta-feira, 26 de junho, às 18h45, na Paróquia Nossa Senhora de Nazaré, localizada no Setor de Habitações Individuais Sul QI 1, Lago Sul – Brasília/DF (CEP 71605-001), reunindo familiares, amigos e autoridades.

Zé Humberto recebendo medalha com colegas do GDF.

José Humberto Pires chega aos 70 anos com a serenidade de quem construiu uma vida de serviço e entrega, e com a energia de quem ainda tem muito a contribuir com o futuro do Distrito Federal.

Nenhum comentário