São Jerônimo era um santo de temperamento forte, mas que encontrou na vida de oração e na Sagrada Escritura a serenidade da vida eterna ...
São Jerônimo era um santo de temperamento forte, mas que encontrou na vida de oração e na Sagrada Escritura a serenidade da vida eterna
Nascido em Dalmácia – hoje Croácia – no ano de 340, Jerônimo recebeu do Papa Dâmaso, no ano de 382, a missão de traduzir os quatro evangelhos para o latim, a língua oficial da Igreja na época.
A versão, que depois ganhou a tradução dos textos bíblicos restantes, ficou conhecida como Vulgata e só foi possível de ser concebida devido aos talentos ofertados do santo – apaixonado pela literatura, gramática e filosofia – e ao amor dele pelo Esposo, encontrado diariamente na meditação, oração e contemplação da Palavra.
Da relação fecunda de São Jerônimo com a Sagrada Escritura, é possível encontrar 10 conselhos do santo retirados das cartas que ele escreveu a muitos que pediam ajuda no empenho de encontrar a Deus lendo a Palavra:
1. Aproximação - “Na realidade, dialogar com Deus, com sua Palavra, é em um certo sentido presença do Céu, ou seja, presença de Deus. Aproximar-se dos textos bíblicos, sobretudo do Novo Testamento, é essencial para o crente, pois ignorar a Escritura é ignorar a Cristo”
2. Conhecimento - “Como é possível viver sem a ciência das Escrituras, através das quais se aprende a conhecer o próprio Cristo, que é a vida dos crentes?”
3. Diálogo - “Se rezas, falas com o Esposo; se lês, é Ele quem te fala”
4. Fidelidade - “Lê com muita frequência as divinas Escrituras; e mais, que o Livro não caia nunca de tuas mãos. Aprende nele o que tens de ensinar”
5. Prioridade - “Assegura-te de que estude todos os dias alguma passagem da Escritura. Que acompanhe a oração com a leitura e a leitura com a oração… Que ame os Livros divinos em vez das joias e os vestidos de seda”
6. Interpretação - “Ao interpretar a Sagrada Escritura, sempre temos necessidade da ajuda do Espírito Santo”
7. Sabedoria - “Ama a Sagrada Escritura e a sabedoria te amará; ama-a ternamente, e te custodiará, honra-a e receberás suas carícias. Que seja para ti como teus colares e teus brincos”
8. Virtude - “Ama a ciência da Escritura, e não amarás os vícios da carne”
9. Tradição - “Permanece firmemente unido à doutrina da tradição que te foi ensinada para que possas exortar segundo a sã doutrina e refutar quem a contradiz”
10. Vida eterna - Não te parece que estás – já aqui, na terra – no reino dos céus, quando se vive entre estes textos, quando se medita neles, quando não se busca outra coisa”
Nenhum comentário